Tiago Mayan
No episódio mais recente do podcast Sociedade Z, entrevistámos Tiago Mayan, político e advogado, um dos fundadores da Iniciativa Liberal e ex-presidente do concelho de jurisdição do partido. Começámos por perguntar-lhe por que decidiu fundar a Iniciativa Liberal e se não se revia em nenhum dos partidos políticos existentes. Discutimos as razões pelas quais os políticos continuam a apostar no socialismo e na extrema-esquerda, apesar dos exemplos históricos que demonstram a sua ineficácia.
Tiago Mayan partilhou a sua opinião sobre a possível aproximação da democracia portuguesa ao socialismo. Explicou o que é o liberalismo e as diferenças entre o seu partido e outros partidos como o PSD, CDS e CHEGA. Falámos sobre o que pode ser feito para progredir e tornar o país mais liberal.
Perguntámos se Portugal tem um vício eleitoral entre o PS e o PSD, uma questão que também abordámos com Salvador Malheiro, Vice-Presidente do PSD. Relativamente às presidenciais, quisemos saber por que Tiago Mayan sentiu a necessidade de se candidatar à presidência.
Discutimos o crescimento da extrema-direita em Portugal, nomeadamente do CHEGA e de André Ventura, e se este crescimento representa um perigo para a Iniciativa Liberal e para a democracia. Perguntámos se Tiago Mayan pondera candidatar-se a deputado pela Iniciativa Liberal.
Citando uma frase de uma deputada do PS de que “o vírus teve azar em encontrar um governo tão capaz”, quisemos saber se Tiago Mayan concorda e se acha que o governo de António Costa foi e está a ser um governo capaz. Abordámos também a questão do fecho das escolas e a proibição de entidades privadas de lecionar, questionando se ele considera esta medida justificada ou inconstitucional.
Esta entrevista proporcionou uma visão detalhada e interessante das opiniões e perspetivas de Tiago Mayan sobre diversos assuntos políticos e sociais. Não percas este episódio no Spotify!