Lídia Pereira
Neste 87º episódio conversei com a Deputada ao Parlamento Europeu e novamente candidata nestas eleições pela Aliança Democrática, Lídia Pereira.
Começamos por uma reflexão sobre os seus cinco anos de mandato no Parlamento Europeu, abordando os desafios e conquistas deste período. Discutimos se as próximas eleições europeias podem ser vistas como uma segunda volta das legislativas e analisamos a mudança de foco para temas europeus nesta campanha eleitoral.
A conversa aborda a última vitória do PSD nas eleições europeias em 2009 e se a liderança de Sebastião Bugalho pode significar um retorno às vitórias. Falamos sobre a previsão de vitória do PPE e a ascensão do ID, questionando se os partidos de centro-direita lidaram adequadamente com os populistas.
A convidada partilha as suas opiniões sobre o debate do federalismo europeu, levantado recentemente por Pinto Balsemão, e discute se a União Europeia está destinada a tornar-se uma federação ou continuará como uma confederação de nações. Exploramos o impacto de partidos transnacionais como o Volt na promoção do federalismo e a sua eficácia em combater os nacionalismos crescentes.
Também abordamos temas cruciais como o alargamento da UE para incluir a Ucrânia, a política de defesa comum e as sanções para países que não cumprem os valores do Estado de Direito, com destaque para a Hungria. Por fim, discutimos a complexa situação na Palestina e a viabilidade da solução de dois estados.