Francisco Camacho

No episódio mais recente do podcast Sociedade Z, entrevistámos Francisco Camacho, Presidente da Juventude Popular. Começámos por perguntar-lhe qual é, na sua opinião, a razão para os jovens atualmente terem relativamente pouco interesse em atividades cívicas ou na política. Discutimos as medidas que podem ser tomadas para aumentar o interesse dos jovens pela política.

Falámos sobre a proposta apresentada pelo PSD, com a construção pela JSD, sobre a possibilidade de exames de melhoria de nota. Perguntámos a Francisco Camacho porque é que todos os partidos votaram a favor, exceto o Partido Socialista, e qual poderia ter sido a razão para esse voto.

Discutimos o aumento do desemprego desde o início da pandemia, que já atingiu cerca de 8,5%, e perguntámos se os jovens que vão entrar no mercado de trabalho nos próximos 2 a 3 anos serão prejudicados e a que nível. Explorámos se o processo de escolha para uma posição de emprego, baseado na experiência, desfavorece os jovens nesta situação e até que ponto a experiência é um bom indicador para o emprego, especialmente relacionado com a juventude. Francisco Camacho comentou sobre a importância da experiência para os jovens que estão a terminar os estudos e como podem competir no mercado de trabalho.

Falámos sobre a performance do CDS nas eleições de 2019, onde o partido passou para 5 deputados, e perguntámos se ele acha que, em 2022 ou 2023, o partido poderá ter uma melhoria substancial nos resultados eleitorais. Discutimos também o espaço de voto do CDS, que inclui liberais, centristas e democratas-cristãos, e se a chegada de novos partidos como o Chega e a Iniciativa Liberal poderá levar a uma fragmentação deste eleitorado, com a parte mais liberal a ir para a Iniciativa Liberal e a parte mais extremista para o Chega.

Esta entrevista proporcionou uma visão detalhada e interessante das opiniões e perspetivas de Francisco Camacho sobre diversos assuntos políticos e sociais, especialmente relacionados com a juventude. Não percas este episódio no Spotify!


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ouve e vê aqui!